O Cardeal Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, é o novo Papa.
Ele escolheu o nome Francisco.
É o Papa de número 266 da Igreja Católica.
Os 115 Cardeais anunciaram a escolha do novo Pontífice na tarde de 13 de fevereiro de 2013 às 15h05, horário do Brasil, com a fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina no Vaticano.
O cardeal francês, protodiácono, Jean-Louis Tauran surgiu à janela da Basílica de São Pedro, às 16h10, horário do Brasil, para anunciar o nome do sucessor de Bento XVI, que renunciou ao pontificado no último dia 11 de fevereiro.
O anúncio foi feito em latim, traduzido em português:
‘Anuncio-vos uma grande alegria, temos Papa: o Eminentíssimo e Reverendíssimo Senhor Cardeal da Santa Igreja Romana Jorge Mario Bergoglio, que escolheu o nome Francisco.
A decisão foi tomada depois de cinco votações realizadas pelos cardeais, uma dia 12 à tarde e outras quatro efetuadas no dia 13 (duas de manhã e mais duas de tarde).
No seu primeiro pronunciamento como Papa, manifestou simplicidade e humidade.
Rezou pelo papa emérito, Bento XVI em atitude de agradecimento e reconhecimento.
Num gesto amoroso pediu que o povo rezasse por ele no momento em que assumia o papado, e curvou-se perante a multidão que estava presente na Praça de São Pedro.
Um silêncio reverencial se fez, e ali naquele momento, a Igreja toda pediu a Deus pelo seu novo Pastor.
Sua primeira mensagem trouxe paz e alegria aos fiéis católicos, ao dizer que a caminhada é do bispo com o povo.
"E agora comecemos este caminho bispo e povo, bispo e povo. (...) Um caminho de Fraternidade, de amor, de confiança entre nós".
Fonte: http://www.a12.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário